29 de junho de 2011

Cas 2691

Tive o orgulho e prazer de ser o primeiro profissional a degustar as cervejas Cas, com produção de 20 litros/mês (com objetivo breve de 50 litros/mês). Cassiano, o cervejeiro casado e feliz (como ele mesmo se define), se dedica há 26 anos em  produzir cerveja artesanal. Trabalhou mais de 20 anos em indústrias de bebidas, nunca diretamente com cervejas (o que é incrível), sendo especializado em refrigerantes pelo SENAI/Vassouras - RJ. Em 1986, iniciou seus estudos e experimentos com maltes e lúpulos, utilizando inicialmente os famosos “kit’s prontos”. Hoje, as cervejas são produzidas na panela e na raça e não são filtradas, mas cada estilo tem o brilho e cor exigidos! O Cassiano tem muitas receitas, inclusive uma com beterraba... isso mesmo, beterraba!!!, que pretendo degustar em breve! A Cas Cervejas Especiais fica em São Manuel/SP (perto de Águas de São Pedro/SP). Como já disse em post anterior, três rótulos da Cas chegaram às minhas mãos. Pra começar, seguem as impressões da boa Cas 2691 (sei da história do número, mas é segredo mesmo e não é o mais importante!!):

Cas 2691
Deg. 28/06/2011
Família – Ale
Estilo – Blonde Ale.
Teor de álcool – 5,0 % a 6,5 %, declarados no rótulo.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Dourada/alaranjada, levemente turva com maior turbidez na 2ª taça.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, branca.
Aroma – Maltes, frutada, pêssego, condimentada, doce, fermento evidente e agradável.
Sabor – Médio corpo e média/baixa carbonatação, leve doce dos maltes com levíssimo amargor de lúpulo final com fermento, leve acidez, frutada, frutas amarelas, levemente cítrica.
Veredicto – Extremamente equilibrada!! Uma cerveja feita na panela que deixa muitas outras produzidas até em micro cervejarias com inveja!! No bom sentido, é claro! Muito fácil de beber. Apersenta sabores e aromas sutis com exceção do fermento, que comanda a receita de forma positiva no conjunto. Primeira Cas! Excelente impressão. Vale a Experiência! Ahh! Já estava esquecendo de comentar sobre o teor de álcool declarado com uma variação de “x” a “y”. Outro acerto do cervejeiro, pois nas receitas artesanais de panela, conseguimos saber aproximadamente o teor alcoólico por cálculo envolvendo as densidades inicial e final, mas jamais teremos um valor exato! Parabéns, Cassiano!!